
Tal orientação foi passada na última sexta-feira (04/03/2011), pelo MP, TSE, CMDCA e Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL), junto com a comissão Eleitoral, dirigido a todos concorrentes do pleito, que ocorrerá dia 27/03/2011, em Porto Alegre.
Essa decisão evoca ao voto distrital e atinge diretamente aqueles candidatos quem moram em uma determinada Microrregião e preferem concorrer por outra.
Esse modelo de voto é pioneiro em Porto Alegre e valorizará as lideranças que tem identidade pela Microrregião em que concorrem. Precedentes anteriores davam margens para candidaturas atuarem num Conselho Tutelar sem vínculos anteriores com a região, pois terminavam ganhando voto onde residiam, muitas vezes por desconhecimento do eleitor que acreditava esta elegendo alguém que ia atender em sua comunidade e só depois de leito é que percebia que não podia ser atendido por esse conselheiro(a) tutelar.
Esse novo quadro dará outro rumo na eleição do Conselho Tutelar em Porto Alegre e exige dos candidatos melhor orientação aos seus votantes. Maiores informações sobre essa decisão acesse ao link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=138732&p_secao=3&di=2011-03-04