20 de ago. de 2011

Presidente do Codespa - Marilia Fidel no 5º Congresso da Cidade

Cultura cidadã: grande participação no primeiro dia de debate em Porto Alegre


Com expressiva participação de lideranças do primeiro, segundo e terceiro setores, teve início na manhã desta sexta-feira, 19, o seminário Cultura Cidadã: Controle Social e Corresponsabilidade. O evento faz parte do 5º Congresso da Cidade e está inserido na campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.". A abertura ocorreu no auditório da Federasul e contou com palestra do ex-prefeito de Bogotá, Paul Bromberg, que durante os anos 90 trabalhou para resgatar o sentido de cidadania na capital colombiana, através do programa "Amor por Bogotá".

De acordo com Marilia Fidel, conselheira do Orçamento Participativo da Região Partenon,e Presidente do Codespa a iniciativa de Bogotá tem muitos ensinamentos para Porto Alegre, porém destaca que não basta que a população espere do poder público. "Cada um tem que fazer a sua parte. Podemos começar pela calçada da nossa casa. Se todos tiverem a iniciativa de varrer a frente da sua casa, teremos uma rua limpa", avaliou.

Bromberg,enfatiza que o entusiasmo de cada um deve ser provocado, não imposto, pois só assim se constrói a cultura cidadã.
Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido - Uma experiência bem-sucedida de cuidado com Porto Alegre foi relatada durante o almoço que sucedeu a abertura do evento, na Federasul. Trata-se da Estante Pública, iniciativa do Nômade Ind., coordenado por Daniel Caminha. Ele explica que o projeto nasceu de uma maneira espontânea e está conseguindo atingir mais espaços, incluindo ações de interesse de toda cidade.

O projeto Estante Pública foi iniciado em 2008 de maneira independente na avenida Nilo Peçanha, com 50 livros, e atualmente conta com o apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

A campanha "Porto Alegre: Eu curto, eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. No site www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha, vídeos e jingles.

Fonte: PMPA